Como fidelizar pacientes da geração internet?
A geração tecnológica mudou a forma de consumir e, consequentemente, a forma como as pessoas oferecem os seus serviços, inclusive quando o assunto é saúde. Esse público não fica satisfeito com o básico, e não basta marcar uma consulta e ser atendido. A geração da tecnologia e da internet é mais exigente. Agora, fidelizar pacientes se tornou um pouco mais difícil para quem tem um consultório ou clínica. Mas, o que poucos sabem, é que a chave para se integrar é aderir. Aderir à tecnologia, ao novo, à internet e, principalmente, ao Marketing Médico, que veio para solucionar essa insatisfação do paciente.
Vários hábitos se modificaram. Agora, os pacientes que você recebe não usam mais relógio, porém, o tempo deles nunca foi tão caro. Eles também não vão mais à banca comprar jornal, pois todo o conteúdo é consumido de forma online. A nova geração aprecia um ambiente sustentável, menos consumidor e mais humano. Estão mais preocupados na integração e informação do que em conexões supérfluas. A forma de fidelizar os pacientes se modificou e são necessárias outras estratégias para encantar o público.
A empatia é uma dessas estratégias. É justamente a capacidade que nós temos de nos colocarmos no lugar do outro. É extremamente importante para uma equipe de saúde ter essa habilidade, já que ela lida com pessoas que estão numa situação de doença e, por isso, sentem-se mais vulneráveis. Atendimentos feitos em poucos minutos não cabem mais nessa nova geração. Eles querem ser chamados pelo nome e não por um número, querem ser compreendidos dentro das suas necessidades e criar relacionamentos com a equipe.
Os pacientes desejam um local aconchegante, com personalidade e agradável. Um consultório frio e impessoal não combina mais. Use quadros, plantas, mude as cores do ambiente para outras mais alegres e que, ao mesmo tempo, combinem com a cultura do consultório. Dê também opções para que os pacientes se distraiam quando tiverem que esperar mais do que o imaginado. Coloque opções de biscoitos e bebidas para que eles possam se servir enquanto conversam, use a TV Corporativa e libere a conexão wifi através do check-in no Facebook nesses momentos.
Insira-se no mundo digital. Você precisa deixar uma parte dos lucros reservada para a área do marketing. Com as mudanças de comportamento dos pacientes, a forma de fazer marketing também mudou. Agora, está mais online do que nunca. O seu consultório precisa ampliar os canais de comunicação com os pacientes. Caso eles estejam na internet, o que é bem provável, você também precisa estar. Fortaleça a sua presença nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube; dispare um e-mail marketing, crie um blog para o seu consultório, invista – e muito – em um site próprio e, por fim, faça com que as pessoas amem o seu trabalho!
Gostou do nosso texto e quer apostar em marketing médico de qualidade para a sua clínica? Entre em contato com a B5 Med: www.b5med.com/contato/
Acompanhe a B5 Med nas redes sociais:
http://bit.ly/FacebookB5Med
Instagram: @b5med
Contato:
(21) 4062-7937
[email protected]